29 Julho, 2019
Estaremos junto à entrada principal dos HUC, às 11h30 para a conferência de imprensa. 

Ainda, entre as 10h30 e as 15h será dada a possibilidade aos enfermeiros de assinarem as duas petições, uma relativa ao descongelamento das progressões e outra sobre a Carreira de Enfermagem que estamos a desenvolver.

 

São precisas, no mínimo, 4.000 assinaturas em cada uma das petições. Quando as tivermos serão entregues na Assembleia da República para que estas duas questões possam novamente voltar à discussão e decisão dos representantes eleitos pelo povo.

Assim, promovemos uma “Banca” de recolha de assinaturas nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), amanhã, 30 de julho entre as 10h30 e as 15h.

O SEP exige, através destas petições, as ações que garantam a justa contagem de pontos a todos os enfermeiros, independentemente do vínculo e as mudanças essenciais na carreira agora publicada.

 

Petição pelas Progressões

São várias as instituições que, na contabilização dos pontos para efeitos de progressão, atribuem zero ou 1 ponto, entre 2004 e 2014. Quando questionadas justificam-no com a ausência de avaliação nesse ou nesses anos.

Sempre defendemos a atribuição de 1,5 pontos durante aquele período e que, na ausência de avaliação, releva para todos os efeitos legais a menção qualitativa anteriormente detida.

 

Petição por uma Carreira digna

Para minimizar os danos da aplicação desta carreira, o SEP interveio junto dos Grupos Parlamentares solicitando que estes suscitassem a apreciação da carreira no Parlamento. Apenas o PCP e o BE o fizeram. Em Conferência de Líderes, o PSD, o CDS e o PS votaram contra, inviabilizando que a carreira pudesse ser apreciada em Plenário.

Após recolher o número de assinaturas necessárias, a Petição será remetida à Assembleia da República com o objetivo de devolver aos órgãos de decisão a responsabilidade de a alterar.

Convidamos os Senhores Jornalistas essa CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, amanhã, 30 de julho às 11h30 junto à entrada principal dos HUC.

 

Nota à comunicação social enviada a 29 de julho.