4 Outubro, 2016
  • Introdução à Sociologia da Saúde

Autor: David Tavares
Edição: Almedina. 2016. ISBN 978-972-40-6445-1

Neste livro apresentam-se os temas, as teorias, os conceitos, os autores e a investigação que tem sido realizada no âmbito da sociologia da saúde em Portugal e à escala internacional.

Trata-se de uma publicação dirigida a um universo abrangente de leitores – sociólogos, estudantes e docentes em cursos de saúde ou de ciências sociais; profissionais de saúde ou outros profissionais envolvidos direta e indiretamente neste setor, investigadores na área da saúde; decisores e público em geral com interesse e curiosidade pelos temas focados ou que pretenda aumentar o seu conhecimento acerca da dimensão social da saúde.

A Introdução à Sociologia da Saúde aborda um conjunto diversificado de problemáticas, organizadas em quatro capítulos:

  1. A perspetiva sociológica e a construção social da saúde e da doença;
  2. Saúde e desigualdades sociais;
  3. Organizações e profissões de saúde;
  4. Políticas de saúde

 

  • Enfermagem em Foco Nº 103 (fevereiro-abril 2016)

Edição: SEP

Destaques:

  1. 35 horas para todos. Compromisso assumido que as 35 horas são para aplicar a todos os enfermeiros, na mesma altura, independentemente do tipo de contrato.
  2. Caderno reivindicativo entregue em fevereiro 2016. Após a harmonização salarial e do horário, será a vez dos salários e da revalorização da carreira, SNS (Cuidados de Saúde Primários e Cuidados Continuados) e Ensino de Enfermagem.
  3. Vitória em batalhas com o setor privado: União das Misericórdias e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
  4. Dia Internacional do Enfermeiro: uma força para a mudança.

 

  • Referência. Revista de Enfermagem. Série IV, n.º 8 (janeiro-março 2016)

Edição: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Destaques:

  1. Competências do enfermeiro de cuidados gerais em cuidados de saúde primários. Virgínia Guedes, Maria Henriqueta Figueiredo, João Luís Apóstolo.
  2. Adesão ao regime terapêutico de pessoas com hipertensão arterial em cuidados de saúde primários. Raquel Ferreira, Luís Carlos da Graça, Maria de la Salete Calvinho.
  3. Cuidar da pessoa com doença avançada na comunidade. Maria Amélia Leite Ferreira, Alexandra Andrade Pereira, José Carlos Amando Martins.
  4. Prestadores de cuidados familiares a pessoas terminais no domicílio: contributos para um modelo de supervisão. Maria João Teixeira, Wilson Abreu, Nilza Maria Costa.

 

  • Revista Rol de Enfermería. Vol. 39, n.º 5 (maio 2016)

Edição: Ediciones Rol

Destaques:

  1. Evaluación de la percepción de riesgo en el personal de enfermería en la atención de pacientes sospechosos de riesgo biológico IV. Ana Grau Giner … [et al.]
  2. Gestión de recursos humanos por competências. Maria Carmen Larumbe Andueza, Juana Hermoso de Mendoza Cantón
  3. Estimación del error intrínseco del instrumento de medida del laboratório para las determinaciones analíticas del paciente crítico. Tania Tineo Drove … [et al.]
  4. Seguridad en personas mayores: accidentes en el hogar. Noelia Martín Espinosa… [et al.]