3 Maio, 2017
Pedido de intervenção à Autoridade para as Condições de Trabalho
Na Unidade Local de Saúde do Alto Minho constata-se o agravamento do número de horas em dívida, da difícil organização de horários e do não cumprimento do regulamento de horários. O SEP solicita intervenção da Autoridade para as Condições de Trabalho.

 

O regulamento de horários da Unidade Local de Saúde do Alto Minho entrou em vigor há cerca de 2 anos. O SEP reconheceu que a aplicação deste regulamento poderia acontecer de forma gradual face à dificuldade na contratação de enfermeiros.

Passados dois anos, os problemas agravam-se e a administração não assume qualquer inciativa que promova a solução dos mesmos. Continua a verificar-se a existência:

  • de turnos de 12 horas que a lei e o regulamento interno impedem;
  • acumulação de horas em dívida aos enfermeiros – existem serviços, designadamente os de Medicina, cuja carência destes profissionais coloca em causa todas as normas de segurança para os próprios e para os doentes;
  • existem serviços com camas supranumerárias sem qualquer reforço da equipa de enfermagem.

Face à ausência de respostas por parte da Administração, o SEP solicitou uma reunião à Autoridade para as Condições de Trabalho, a realizar 4 de maio, às 12 horas, onde será solicitado o desenvolvimento de um processo inspectivo àquela instituição.