3 Junho, 2016
O Centro Hospitalar Lisboa Norte está a dispensar enfermeiros contratados com vínculo precário após a integração nos serviços.

 

Estes profissionais foram admitidos ao abrigo de um despacho emanado pelo Ministério de Saúde, ainda do anterior governo que permitia a contratação célere no âmbito do plano de contingência.

O despacho foi revogado em abril.

Entretanto, foi emitido novo despacho a 3 de maio que permite a contratação ágil para fazer face “aos riscos inerentes à não obtenção dos meios humanos indispensáveis à inadiável prestação de cuidados de saúde”, podendo a proposta de admissão ser enviada diretamente à Administração Central dos Sistema de Saúde (ACSS).

É exigido que o Ministério da Saúde resolva esta situação com a reintegração dos enfermeiros dispensados e por mais contratação, dando autorização às propostas de contratação facultadas pelas EPE. A carência de profissionais de saúde no Centro Hospitalar Lisboa Norte é conhecida, pelo que é incompreensível que enfermeiros integrados com o esforço acrescido dos colegas sejam afastados. A precariedade não é solução, para cada posto de trabalho de necessidade permanente deve corresponder um vínculo efetivo.

Informação enviada à Comunicação Social a 3 de junho de 2016.