18 Outubro, 2019
Reunimos com o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tondela Viseu a 11 de outubro. Entre os assuntos abordados sobre o mapa de pessoal e admissões, o descongelamento da carreira e a não atribuição de pontos, continua a ser discussão.

 

Mapa de pessoal

O Mapa de pessoal de acordo com a nova carreira de enfermagem é:

Categoria de Enfermeiro – 950. O Plano de Atividades e Orçamento (PAO), que aguarda aprovação, prevê um aumento de 950 para 971 em 2020 e 996 em 2021.

Categoria de Enfermeiro Especialista – 286

Categoria de Enfermeiro Gestor – 38.

É objetivo do Enfermeiro Diretor, abrir concurso para Enfermeiro Gestor e eventualmente abrir concurso para Enfermeiro Especialista. De acordo com os dados atuais, faltam cerca de 10 enfermeiros especialistas para atingir a cota de 25%.

 

Admissões

O Enfermeiro Diretor afirmou que todas as ausências superiores a 120 dias têm sido substituídas de acordo com o estabelecido no Decreto de Lei de Execução Orçamental.

Afirmou ainda que tem como objetivo abrir um novo concurso para constituição de bolsa de recrutamento para a categoria de enfermeiro, em princípio, até ao final de 2019.

 

Descongelamento/ Progressão na carreira

Relativamente a esta matéria o CA mantém a posição de não atribuir pontos ao período anterior à passagem para os €1201,48.

Reafirmámos a nossa discordância e que continuaremos a interpor ações contenciosas e jurídicas em defesa dos nossos sócios.

 

Enfermeiros Especialistas

Defendemos que todos os enfermeiros titulados como especialistas devem transitar para a respectiva categoria.

Mostrámos a nossa preocupação com a situação dos enfermeiros titulados de Especialista e/ou aqueles que já foram detentores da categoria (Dec Lei 437/91) e que não transitaram para a categoria de Enfermeiro Especialista reafirmámos que estes enfermeiros devem transitar para esta categoria, estando também aqui o SEP a desenvolver o caminho jurídico na defesa dos seus sócios.

 

Férias

Propusemos ao Enfermeiro Diretor que fosse considerada a possibilidade de ser concedido mais um dia de férias aos enfermeiros com CIT, por cada 10 anos de trabalho, tal como acontece com os enfermeiros em CTFP, uma vez que já várias instituições deram passos neste sentido e o CA do CHTV ter autonomia para tomar essa decisão.

 

Medicina do trabalho

O CA reconhece este problema, no entanto, após a abertura de dois concursos, não existiram candidatos. Estão neste momento em negociações para obter uma eventual solução para breve.

 

Colega, o SEP tal como sempre fez não deixa de acompanhar os problemas da classe, por mais difícil que seja o contexto. Acreditamos que a justiça das nossas reivindicações e a perseverança da nossa luta serão escutadas e solucionadas.

Junta-te a nós e não deixes de acreditar.