18 Julho, 2018
Roteiro para valorizar a Saúde no litoral alentejano
O Conselho Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) reconhece a importância das ações desenvolvidas pelos sindicatos na defesa do Serviço Nacional de Saúde.

 

O CIMAL é composto pelos municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines.

Este organismo, ao reunir os vários municípios, possui a visão de proximidade necessária para a tomada de decisão e para defender melhores condições de vida das suas populações.

O reconhecimento que fazem da importância dos sindicatos na defesa das condições de trabalho enquanto pilar para garantir mais e melhor Saúde levou a que convocassem as estruturas sindicais desta região para uma reunião que aconteceu a 13 de julho.

 

Foram denunciados:

  • os falsos constrangimentos associados à implementação das 35 horas de trabalho semanais (a carência é crónica e esta medida não deve ser colocada em causa como o pretenderam fazer os líderes parlamentares do PSD e CDS);
  • as dificuldades na contratação de profissionais (por tempo indeterminado e contrato de substituição);
  • a necessidade de mais enfermeiros nos Serviços de Urgência Básica em que se deu início à triagem de Manchester e do Serviço de Urgência Geral (em obras de ampliação), por se prever um aumento os postos de trabalho (para além da carências já identificada);
  • a dotação do Serviço de Urgência Básica de Alcácer do Sal de ambulância com Suporte Imediato de Vida;
  • a falta de meios e inadequação de equipamentos, viaturas e instalações, nos quais as autarquias podem, no âmbito das suas atribuições, contribuir para a sua melhoria efetiva.

 

Alertámos os autarcas para a importância do seu papel na harmonização de direitos nos casos das parcerias entre as autarquias em particular e as Instituições Particulares de Solidariedade Social ou com as misericórdias.

O presidente do CIMAL informou que intervieram junto do Ministério da Saúde, da Administração Regional de Saúde do Alentejo, da Secretaria de Estado da Saúde, estando ainda previsto intervir junto da Comissão Parlamentar da Saúde.

Afirmaram já ter denunciado também ao Primeiro Ministro sobre a falta de soluções para o Serviço Nacional de Saúde e Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, num contexto em que a maioria parlamentar de esquerda está disponível para aprovar o que seja necessário.

Congratulamo-nos que o município de Alcácer do Sal tenha contribuído para a fixação de enfermeiros na região através da oferta de alojamento, tal como já acontece em Santiago do Cacém.