18 Fevereiro, 2010
Na reunião realizada com a enfermeira diretora do Hospital de Santa Maria foram discutidas questões como as dotações seguras e o que possa implicar na interferência dos direitos dos trabalahdores .

 

Dotações Seguras

O SEP e a direção de Enfermagem (DE) estão de acordo em que a dotação de Enfermeiros deve permitir prestar plenos cuidados de enfermagem e o gozo de elementares direitos: férias, horas de formação, gozo de feriados sem pôr em causa os cuidados prestados aos utentes.

A DE alega que no último ano entraram 120 enfermeiros. O aumento da dotação de enfermeiros é uma preocupação desta e está em curso continuar a melhorá-la para que permita “programar a actuação nos serviços e formação científica dos enfermeiros”. Estão cerca de 50 Enfermeiros a gozar as 105 horas de formação anuais a que têm direito (optaram por esta medida em detrimento das bolsas atribuídas a 3 ou 4 enfermeiros, anualmente).

Gozar as horas e feriados em divida desde 2003

O SEP sugeriu a marcação de reunião com o novo CA para reforçar a importância de admitir mais enfermeiros. Recorrer ao trabalho extraordinário para permitir que todos gozem o que está em dívida.

A DE adiantou que só responde sobre os posteriores a 2008, refere que assim que a situação esteja totalmente regularizada após 2008, se dedicam aos anteriores ao seu mandato (reconhecem que encontraram uma situação preocupante não existindo sequer registos na DE). Nos próximos 6 meses a situação posterior a 2008 estará resolvida. Os que estão a pagamento estão a ser pagos por fase. A orientação actual é que não existam feriados por gozar com mais de 2 meses.

A DE comprometeu-se a falar com o Diretor dos recursos humanos, Jorge Alves, sobre o que é anterior a 2008 e está a pagamento.

Horas extraordinárias em bolsa de horas

O SEP nos serviços de neurocirurgia internamento, UTMO e pneumo pediátrica os Enfermeiros asseguraram turnos/horas a mais do que o seu horário previsto para “cobrir” baixas médicas de colegas. Estes deveriam ter sido pagos como
extraordinárias, mas foram guardadas na bolsa de horas. A DE responsabilizou-se por averiguar a situação.

Ceias

O SEP  há cerca de 1 ano melhoraram, sendo mais diversificadas e mais higiénicas (deixando de conter produtos estragados como era habitual), no entanto voltaram a regredir em termos de diversidade. Esta é uma tradição à qual se deve atribuir dignidade até porque no HSM o bar do SUC não é uma alternativa (pouca diversidade, oferta sem valor nutricional e inseguro à noite) e muitos dos enfermeiros não têm disponibilidade de sair do serviço.

A  DE pede um e-mail a explicar a situação, para reenviar à responsável pelas ceias.

O SEP enviou mail e aguarda resposta.