13 Maio, 2016
ULS Castelo Branco confirma a necessidade de mais enfermeiros
A reunião foi solicitada ao Conselho de Administração mas como só esteve presente o Enfermeiro Director, não foram abordadas algumas matérias. 

35 horas, admissão e dotação de Enfermeiros

Os cálculos efetuados e enviados para o Ministério da Saúde pelo Conselho de Administração não contemplam as dotações seguras. Admitem que as necessidades de admissão são maiores. Quanto à abertura de bolsas de recrutamento informaram que até final de maio vão receber orientações para o efeito. Para além da questão das 35h o SEP reafirmou a sua preocupação relativamente aos serviços em que se mantém em escala apenas 1 enfermeiro no turno da noite. O enfermeiro diretor manifestou vontade em resolver a situação do serviço de psiquiatria e urologia.

Elaboração de horários – plataforma informática

Relativamente a esta matéria, o SEP mantém a determinação na exigência da aplicação da legislação, ou seja, a aferição das escalas às 4 semanas,  independentemente destes poderem serem elaborados ao mês. O enf diretor vai colocar o problema ao gestor da plataforma.

Parque do Hospital – Estacionamento – Lugares Cativos

Esta foi uma das questões não discutidas na reunião por ausência de interlocutor, o Presidente do Conselho de Administração. Contudo não pode deixar de afirmar ser uma decisão totalmente desajustada num estado de direito democrático que pugna pela igualdade, independentemente de posições sociais e ou hierárquicas. Não podemos aceitar que existam lugares cativos para um determinado setor profissional, em detrimento de todos os outros. O SEP espera que o bom senso impere e que terminem os lugares cativos no parque que é de todos, e para todos!