22 Junho, 2011
Na sequência da orientação da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA), para que o Serviço de Urgência Básica (SUB) de Odemira passe a ter apenas 2 colegas, decorrentes de um protocolo com o INEM, o SEP pediu reunião à ARSA que se concretizou no dia 8 de junho.

 

Reposicionamento dos enfermeiros graduados

Os colegas graduados pelo menos desde 2004 dos vários ACES da ARSA, com vencimento base inferior a 1.201€. terão já transitado para a primeira posição da nova grelha salarial, com retroativos a 1 de janeiro do presente ano.

Segundo informação da presidente do Conselho Diretivo da ARSA, a transição destes colegas foi realizada, estando já a ser preparadas as listas para os anos de 2012 e 2013 (que ficarão condicionadas ao Orçamento de Estado dos respetivos anos).

 

SUB Odemira

O Conselho Diretivo sustenta uma linha de cortes e contenção de custos à margem da lei e das preocupações vertidas pelo SEP, com os cuidados de saúde adequados às necessidades e características da população do Alentejo. Assumindo que a medida de reduzir para 2 o número de enfermeiros nas SUB’s é para aplicar a outras unidades.

O SEP defende uma gestão de recursos idónea com cortes onde existe desperdício efetivo e sem prejuízo para a população.

Defende ainda que o cumprimento da lei que obriga a 2 colegas permanentemente nos SUB.

E defendem os Cuidados de saúde prestados em condições que garantam a segurança das populações e profissionais.

Para além desta reunião, o SEP já reuniu com o presidente da CM de Odemira, partidos com assento na Assembleia Municipal e denunciou a situação à Comunicação Social.

 

Posicionamento na Carreira de Enfermagem

Caso tenhas um posicionamento na carreira em que tenhas sido prejudicado, faz uma exposição dirigida ao Conselho Diretivo da ARSA, o SEP colocou a questão e a presidente comprometeu-se a analisar caso a caso.