14 Janeiro, 2019
Comportamento padrão do Ministério da Saúde/Governo é inadmissível. É reconhecida a necessidade de contratar enfermeiros para dar respostas sazonais mas ano após ano continua sem acontecer. Haverá conferência de imprensa, dia 15, pelas 11h30 no Hospital Padre Américo.

 

Entre novembro e março é conhecido o aumento exponencial do afluxo de utentes aos serviços de urgência.

Este ano, à semelhança de outros, o Ministério da Saúde/instituições não acautelaram a admissão de enfermeiros em tempo útil.

Em consequência, o serviço de urgência do CH Tâmega e Sousa confronta-se, por vezes e em alguns dias, com a ausência de enfermeiros alocados a postos de trabalho.

A permanência por tempo indeterminado de doentes internados no serviço de urgência por falta de vagas nos serviços de especialidade coloca em causa o processo de tratamento e reabilitação dos doentes.

O padrão de comportamento do Ministério da Saúde/Governo em não admitir os enfermeiros necessários atempadamente não merece qualquer tipo de desculpa. São conhecidas as necessidades sazonais das instituições de saúde.

Consequentemente, a responsabilidade é exclusiva do Ministério da Saúde.

Convidamos os Srs. jornalistas para:

Conferência de Imprensa, amanhã dia 15, às 11h30 – em frente ao Hospital Padre Américo (Avenida do Hospital Padre Américo, Nº 210, 4560-136 Guilhufe – Penafiel).

Nota enviada aos media a 14 de janeiro de 2019.