4 Abril, 2019
Urgência pediátrica do hospital de Almada pode encerrar
Tomámos conhecimento que a 13 de abril e, eventualmente noutros dias deste mês, as crianças do concelho de Almada e Seixal estão em risco de ficar sem recurso à urgência pediátrica do Hospital Garcia Orta.

 

O motivo desta alarmante possibilidade, de uma instituição de referência para a especialidade de neurocirurgia para toda a zona sul do país, deve-se à falta de médicos na instituição, desconhecendo-se que haja um plano de encaminhamento alternativo das cerca de 130 crianças que recorrem diariamente a estes serviços.

Os enfermeiros têm manifestado apreensão com este problema tanto como profissionais, como na qualidade de utentes, uma vez que na sua larga maioria residem nos concelhos abrangidos.

É inadmissível que a administração e a tutela não encontrem uma solução definitiva para este problema, que consubstancia um desinvestimento numa instituição de referência na margem sul do Tejo, com prejuízos elevados para as populações abrangidas.

Considerando esta informação extremamente preocupante, já demos conhecimento às autarquias e comissão de utentes dos concelhos abrangidos.

 

Nota enviada à Comunicação Social em 4 de abril de 2019