17 Maio, 2019
Reunimos com a Mesa Administrativa (MA) da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros no dia 13 de maio, onde abordámos as questões que a equipa tem colocado. Nomeadamente os horários, registo biométrico e organização de trabalho.

 

Regulamento de horários

Insistimos na formalização de um instrumento que regule as normas de elaboração normalizando procedimentos que não constam na legislação vigente, com o acordo dos enfermeiros

  • Horários publicados com apenas 2/3 dias de antecedência violam a legislação em vigor e impedem a organização de vida laboral, com a vida pessoal.

Exigimos que os horários sejam publicados com pelo menos 7 dias de antecedência e que estes direitos sejam respeitados.

A MA comprometeu-se a intervir no sentido de assegurar a resolução desta questão.

 

Registo biométrico

Colocámos a questão à MA, sobre acesso ao respetivo registo biométrico, assim como sobre a validação da entrada ao serviço. Ficou consensualizado que:

  • Apenas os Coordenadores de enfermagem ou a MA poderão dar orientações acerca do registo biométrico dos enfermeiros e caso tenham dúvidas devem contactar o SEP;
  • Devem fazer o registo biométrico assim que entram na instituição, no estrito cumprimento do seu horário de trabalho;
  • Sobre o acesso por parte dos enfermeiros ao respetivo registo, a MA informou que actualmente não dispõe do programa informático mas que a questão está a ser equacionada para ser orçamentada. Entretanto todos poderão ter acesso ao respetivo registo através dos Coordenadores de Enfermagem.

 

Organização da farmácia

Decorrente da organização imposta pela MA no que se refere à preparação e gestão da terapêutica, devido à inexistência de técnico da área de farmácia que há muito reivindicámos, estão a ser prejudicados os cuidados aos utentes e respectivas famílias.

Reiteramos que:

  • Os enfermeiros precisam de mais horas para cuidar dos utentes, alocadas ao exercício profissional;
  • É imperativo o reforço das horas disponíveis para os cuidados que os utentes e suas famílias necessitam, o que não se compadece com o aumento da responsabilidade e procedimentos que retiram horas de cuidados de enfermagem.

A MA demonstrou disponibilidade para resolver esta questão.

 

Informamos também que estamos em negociações com a União de Misericórdias Portuguesas, para melhorar o acordo existente na componente salários. O processo encontra-se agora em conciliação. Caso se verifique esta melhoria no Acordo, esperamos que, tal como aconteceu em 2017, a Mesa decida a sua adesão.