18 Março, 2019
Semana de luta em defesa da contratação coletiva no SAMS
Trabalhadores em luta de 25 a 29 de março. A Direção do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) encerra negociações e pressiona o Ministério do Trabalho para fazer caducar convenções coletivas.

 

A Direção do SBSI encerrou de novo as negociações e consequentemente o processo de mediação, ao rejeitar em 31 de dezembro de 2018 a proposta do Mediador.

E de imediato, requereu ao Ministério do Trabalho a caducidade das Convenções Coletivas em vigor – ver aqui.

Inqualificável a atitude da Direcção do SBSI presidida pelo deputado Rui Riso, igualmente membro da Comissão do Trabalho que, com esta atitude, desrespeitou os princípios daquela comissão parlamentar. Com argumentos falaciosos, do género “as negociações suspenderam-se” ou “encerraram sem acordo” tenta manipular e pressionar os responsáveis ministeriais para publicarem a caducidade das nossas convenções. 

Contudo, os sindicatos e a comissão de trabalhadores não desistiram e depois dos pedidos de audiência entregues no Ministério do Trabalho deslocaram-se, a 19 de fevereiro, à residência oficial do Primeiro-Ministro, onde foram recebidos pelo seu assessor económico, a quem entregaram uma exposição e pedido de audiência dirigidas ao chefe do governo.

Tal como decidido nos últimos plenários foi agendada uma semana de luta para 25 a 29 de março.

É mais um momento para os trabalhadores se fazerem ouvir e tudo fazer para, de vez, terminar com esta farsa orquestrada pelos sindicalistas-patrões do SBSI cujo objetivo é destruírem as suas condições laborais e familiares.

 

25 a 29 março – semana de luta

  •  25 de março, segunda-feira, às 10.30 horas – Concentração de delegados, dirigentes dos sindicatos, membros da comissão de trabalhadores e de todos os trabalhadores,  junto à sede do SBSI (Rua S. José), Conferência de Imprensa para divulgar a semana de luta.
  • 26 de março, terça-feira – das 9 às 11 horas – Concentração e vigília dos trabalhadores, em frente à residência oficial do Primeiro-Ministro. Às 10 horas, conferência de imprensa sobre as convenções coletivas que os dirigentes do SBSI nos querem destruir.
  • 27 de março, quarta-feira, das 9 às 11 horas – Concentração e vigília dos trabalhadores, em frente à residência oficial do Primeiro-Ministro. Às 10 horas, conferência de imprensa sobre porque é que os dirigentes do SBSI andam a encerrar os SAMS?!
  • 28 de março, quinta-feira, das 9 às 11 horas – Concentração e vigília dos trabalhadores, em frente à residência oficial do Primeiro-Ministro. Às 10 horas, conferência de imprensa sobre dirigentes do SBSI dão prioridade à contratação precária. Às 15 horas no Rossio, manifestação nacional da juventude.
  • 29 de março, sexta-feira, a partir das 09h30 – divulgação de folheto aos utentes, junto ao Centro Clínico dos Serviços de Assistência Médico Social (SAMS).

 

Foi decretada greve nos dias 26, 27 e 28 de março para permitir a deslocação e presença nas ações da semana de luta. Contacta os delegados e dirigentes dos sindicatos e os membros da Comissão de Trabalhadores.

 

Divulga e participa nesta luta que é de todos e para todos os trabalhadores.

Pela defesa da contratação coletiva e pelo direito à assistência no SAMS.

 

Os Sindicatos e a Comissão de Trabalhadores