26 Setembro, 2018
Pela alteração da carreira de enfermagem, pelo futuro da profissão, pelo nosso futuro convocamos 6 dias de greve, com concentrações regionais a 11 outubro e manifestação nacional a 19 de outubro (concentração às 14 horas, no Campo Pequeno).

 

No processo negocial de 2017, o governo assumiu compromissos que foram incorporados no protocolo negocial para a revisão da atual Carreira.

 

O governo assumiu que:

  • O processo terminaria no primeiro semestre de 2018 – não cumpriu.
  • Valorizava a grelha remuneratória da Carreira – não pretende cumprir!
  • Valorizava o exercício das funções de enfermeiro especialista – não pretende cumprir!
  • Valorizava o exercício das funções de gestão – não pretende cumprir!
  • No caminho para a harmonização dos direitos e deveres inscritos na Carreira, apresentaria uma proposta de diploma aplicável a todos os enfermeiros, independentemente do vínculo contratual (CTFP e CIT) – não pretende cumprir!
  • Para efeitos de descongelamento das progressões, o Primeiro-ministro assumiu que seria a Carreira de Enfermagem que teria maior impacto – não cumpriu!
    Cerca de 30 mil enfermeiros continuam à espera que os pontos sejam correta e legalmente contabilizados.
  • Os enfermeiros especialistas iriam ser valorizados, em janeiro em 2018. Fê-lo através da imposição de um suplemento de €150,00 mas centenas de enfermeiros especialistas ainda não o receberam.

Perante este cenário, os enfermeiros darão a resposta necessária e ajustada, com luta.

  • Os sindicatos exigem ainda nesta alteração à Carreira de Enfermagem a aposentação aos 57 anos de idade e 35 de serviço e a compensação pelo risco e penosidade, nomeadamente, pelo trabalho por turnos.

 

Para os próximos 6 dias de greve decidimos uma forma de organização que permite o menor custo para os enfermeiros! 

Até 10 de outubro há tempo para apresentarem uma nova proposta que consagre todos os compromissos assumidos. As consequências, nos serviços, da radicalização da nossa luta são da responsabilidade do Governo.

 

 

Manifestação nacional

Como sempre afirmámos, a negociação da alteração da Carreira de Enfermagem não iria ser fácil.

Para a Manifestação Nacional os sindicatos organizam transporte. Contacta os dirigentes do teu sindicato da tua instituição. No caminho para esta greve, os sindicatos reúnem a 4 de outubro com as Associações Profissionais de Enfermagem.

 

Os enfermeiros estão em movimento na luta pela valorização e dignificação da Carreira de Enfermagem. Vamos obrigar o Governo a cumprir os compromissos que assumiu por escrito no protocolo negocial. Adere à greve, às concentrações regionais e  vem connosco à manifestação nacional de 19 de outubro (concentração no Campo Pequeno, às 14 horas).