8 Novembro, 2010
Começam os cortes cegos e indiscriminados na Saúde. Encerramento do serviço de Pediatria do hospital de Lamego é prova disso mesmo.

 

Quando, em finais de fevereiro de 2007, foi criado o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), integrando o então Hospital Distrital de Lamego, deu-se início a um processo de reestruturação que tem levado ao encerramento sucessivo de serviços dessa unidade hospitalar pondo em causa o acesso a cuidados de saúde da população de Lamego e concelhos limítrofes.

A intenção inerente a este processo do qual apenas se desconhecia a sua amplitude era previsível mas não era conhecido que serviços se manteriam no Hospital de Lamego. Esta mesma questão foi colocada a diversas entidades mas a única coisa que obtivemos foram compromissos e promessas que sucessivamente vão sendo esquecidas e alteradas.

 

Senão vejamos:

  • O Presidente do Conselho de Administração do CHTMAD, em fevereiro deste ano, garantia, relativamente à valência de Pediatria, que “…até à abertura do novo hospital será mantida a urgência, ainda que o internamento deixe de ser uma realidade na nova unidade hospitalar” – mentira, pois encerrou o serviço mesmo antes do novo hospital;
  • Em março último, o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, em audiência com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses  assegurava a continuidade do funcionamento do serviço até à abertura do novo hospital – mentira, o serviço encerra e ainda não existe nenhum novo Hospital;

Todo este processo de despojamento da população de Lamego de cuidados de saúde teve o seu início com o encerramento do serviço de Obstetrícia e Ginecologia, a que se seguiu o Bloco Operatório durante o período noturno. Posteriormente o encerramento do serviço de internamento de Pediatria ficando apenas em funcionamento a urgência pediátrica. Ou seja, em apenas três anos encerraram valências importantíssimas que asseguravam cuidados de saúde a uma população que já paga bem caro o preço da interioridade e agora se vê privada de serviços públicos de primeira necessidade como são os de saúde, mesmo continuando a contribuir através dos impostos que paga.

Agora é desferido mais um duro golpe no acesso a cuidados de saúde – o serviço de pediatria do hospital de Lamego encerra totalmente no dia 9 de novembro.

Se para os enfermeiros que exercem funções nesse serviço, que ao longo dos anos se formaram e adquiriram competências específicas para melhorar os cuidados prestados nessa área, se trata de um desrespeito, uma vez que foram surpreendentemente informados sem sequer terem sido ouvidos no processo de tomada de decisão, para os utentes é uma perda irreparável uma vez que o serviço de pediatria mais próximo se encontra a 45 km.

O SEP desde já repudia que a reboque da contenção da despesa pública e redução do défice se tomem decisões cegas e indiscriminadas que colocam em causa o acesso a cuidados de saúde a todos mas especialmente às crianças, pelo que levaremos a cabo uma acção de denúncia pública junto da população de Lamego no dia 9 de novembro e convocamos os Srs. Jornalistas a estarem presentes numa conferência de imprensa que se realizará no mesmo dia às 15h 30min, em frente à porta principal da Unidade Hospitalar de Lamego.

Nota enviada à Comunicação Social a 8 de novembro de 2010