22 Julho, 2010
O SEP reuniu com o Conselho de Administração a 4 de junho de 2010, pela primeira vez desde a constituição do ACES da Cova da Beira, onde participaram também os Enfermeiros Chefes/responsável dos Centros de Saúde e o Enfermeiro do Conselho Clínico.

Regulamento Interno

O SEP defendeu que deve consagrar a Direcção de Enfermagem como o órgão determinante na condução da Enfermagem no ACES. SEP exigiu ter acesso e sugerir propostas. O Conselho de Administração informou que já está elaborado e que diz respeito ao ACES na globalidade, mas como ainda não foi aprovado, só o enviará ao SEP depois de aprovado. Acrescentou que foi construído com todos os representantes legítimos, nomeadamente um representante sindical indicado pela USCB. O Diretor Executivo assumiu com interesse a inclusão órgão, direcção de enfermagem.

Enfermeiros Coordenadores da equipa de enfermagem nas UCSP e UCC.

Informaram que formalmente as UCSP estão formadas, sendo na totalidade 7 (Belmonte-1, Fundão-2, Covilhã-4). Quanto às UCC foram apresentadas 3 candidaturas mas ainda não foram aprovadas. Referiram não haver condições para a implementação, em simultâneo, devido à falta de recursos Humanos. O SEP acentuou a necessidade de admissão de mais enfermeiros porque com a implementação da figura do enfermeiro de familia, todos os Centros de Saúde, necessitam de enfermeiros. Reafirmou que as prioridades do Governo, no âmbito dos Cuidados de Primários, são as USF e UCC, logo mais um argumento de fundamentação da necessidade de aumentar a dotação. Mais, entende que a priorização deveria ter sido a criação das UCC.  Enfim, decisões… HORÁRIOS DA EQUIPA DE

Horários

O SEP relembrou que os horários são elaborados por enfermeiros para dar respostas em cuidados de enfermagem ás populações. Os horários dos enfermeiros não dependem dos horários de outros que não enfermeiros. O Conselho de Administração clarificou que não existe qualquer problema relativamente a esta matéria. O SEP lembra os enfermeiros que os superiores hierárquicos de enfermagem, são os enfermeiros chefe e supervisor. Face à criação das UCSP são os enfermeiros (responsáveis pela equipa de enfermagem) que elabora o horário que deve ser submetido à aprovação do enfermeiro chefe.

Viaturas

Existe escassez face às necessidades em deslocações sendo algumas vezes difícil a articulação com outros profissionais, ou sendo concretizada, põe em causa os cuidados de enfermagem. O Conselho de Administração reconheceu que a situação não sendo dramática, é preocupante, mas alertou para a possibilidade de utilização de táxi. Face à situação instalada já foi enviada proposta à ARSC para a aquisição de viaturas de aluguer. O SEP entende que o importante é haver meios para os enfermeiros poderem estar junto das populações e prestar cuidados de proximidade, independentemente da forma da obtenção desses meios.

Equiparação a Bolseiro

Esta questão foi colocada porque a não concessão desta figura jurídica impedirá os colegas que, estando a frequentar especialidades, cujos campos de estágios clínicos são fora do distrito, de terminarem a especialização. O Conselho de Administração afirmou a sua total discordância face ao despacho da ASRSC  pelo que vai intervir no sentido de que o mesmo seja alterado, fundamentando pela mais valia da especialidade (reabilitação) para a população abrangida pelo ACES. O SEP informou que vai intervir na ARSC sobre o assunto, ressalvando que a sinergia das exposições é muito importante!

O SEP recorda que os Enfermeiros são uma das peças decisivas nesta reforma.