21 Dezembro, 2018
Ministério e Governo continuam a não decidir sobre “descongelamento das progressões” e suplemento remuneratório para os Enfermeiros Especialistas.

 

Este encontro entre todos os Sindicatos de Enfermeiros e a Ministra da Saúde, como publicamente anunciado, não foi uma reunião negocial. Ministério da Saúde pretendia saber qual a nossa disponibilidade para participar na próxima ronda negocial. Posição da CNESE:

  • A emissão de orientações relativas ao descongelamento das progressões (1,5 pontos até dezembro/2014; “contar pontos para trás” aos enfermeiros reposicionados nos €1.200 e aplicar os mesmos critérios aos CIT),
  • e as necessárias medidas para que todos os enfermeiros especialistas recebam o suplemento remuneratório,

são condições imprescindíveis para a CNESE participar no desenvolvimento das negociações sobre Carreira.

Não é possível uma negociação séria e honesta sem estas questões estarem resolvidas. Ao não decidir sobre estas matérias, o Ministério da Saúde e Governo inviabilizam a participação da CNESE nas negociações sobre Carreira e “empurram” os enfermeiros para a anunciada greve de 22 a 25 de janeiro (por região).

Contudo, estando a CNESE sempre disponível para participar nas reuniões negociais sobre a Carreira de Enfermagem, o Ministério da Saúde e Governo, até à próxima ronda negocial, ainda têm tempo de decidir sobre estas matérias.

 

Jornal da tarde da SIC em 21 de dezembro de 2018