Partilhar
  • SEP | Enfermeiros no Mundo | Covid-19

    Covid-19: as últimas notícias no Mundo

    DESTAQUE DA SEMANA | ACP, EUA: Eficácia das máscaras cirúrgicas e de algodão no bloqueio da Covid-19?
    ver mais

Media

  • Niagara This Week, Canadá: Os profissionais de saúde canadianos na linha da frente da Covid-19 afirmam que necessitam de apoio em matéria de saúde mental, segundo estudo recente

    De acordo com os resultados de um inquérito recente, quase metade dos profissionais de saúde canadianos envolvidos na crise do Coronavírus sentem que necessitam de ajuda em matéria de saúde mental.

    16/04/2020
    ver mais
  • The Telegraph, Índia: Linha de apoio para enfermeiros da Covid-19

    Supremo Tribunal de Justiça indiano, indeferiu uma petição de profissionais de saúde que criticavam o Governo por não estava a fazer o suficiente para os proteger na batalha contra a Covid-19, depois da abertura de linhas de ajuda e salas de controlo 24 horas por dia, 7 dias por semana, para fazer face a estas queixas.

    16/04/2020
    ver mais
  • Correio 24 Horas, Brasil: Juiz ordena que enfermeiros de grupos de risco sejam afastados de hospitais

    A Justiça do Trabalho da Bahia determinou o uso obrigatório dos equipamentos de proteção individual (EPI) para enfermeiros em todo o estado, além do afastamento do serviço de profissionais que fazem parte dos grupos de risco.

    15/04/2020
    ver mais
  • ABC News, Austrália: O Coronavírus tem colocado enormes exigências aos hospitais, mas também tem custado aos enfermeiros o seu emprego

    Relatos de enfermeiros que se viram desempregados no meio da pandemia do Coronavírus, tendo sido forçados a abandonar o setor apenas para pagar contas.

    15/04/2020
    ver mais
  • Global News, Canadá: "Estão assustados": Como a Covid-19 está a ter impacto na saúde mental de médicos e enfermeiros

    Turnos longos e esgotantes, e sem o equipamento de proteção pessoal necessário, os trabalhadores da linha da frente dos cuidados de saúde sentem-se tensos, com muitos a manifestarem a preocupação de que a pandemia esteja a ter um impacto negativo na sua saúde mental.

    14/04/2020
    ver mais
  • The Irish Times, Irlanda: Profissionais de saúde chamam a atenção para a necessidade de cuidarem das suas crianças

    Os serviços de saúde e os trabalhadores essenciais na linha da frente estão a enfrentar uma crise crescente de cuidados infantis que o governo precisa de resolver, afirmou o sindicato irlandês Siptu.

    14/04/2020
    ver mais
  • Rabble, Canadá: As remunerações dos trabalhadores dos cuidados prolongados devem ser protegidas - e não apenas durante as pandemias

    É necessário que os centros de cuidados de longa duração privados ofereçam aos seus trabalhadores os mesmos salários, benefícios e condições de trabalho que os que trabalham para o sistema público de saúde.

    14/04/2020
    ver mais
  • Rede Brasil Atual, Brasil: No epicentro da pandemia, 62% dos servidores grupo de risco estão sem proteção

    Pesquisa brasileira evidencia falha na distribuição de máscaras, álcool e batas aos profissionais da saúde.

    13/04/2020
    ver mais
  • Newsweek, Estados Unidos da América: Estudo demonstra que máscaras cirúrgicas e faciais de algodão são ineficazes no bloqueio de partículas de Covid-19 quando os infetados tossem

    Nem as máscaras cirúrgicas nem as de algodão são eficazes para impedir a propagação do novo coronavírus quando uma pessoa tosse, sugere um estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine, que afirma que é necessária mais investigação para determinar se estas máscaras impedem a transmissão da COVID-19.

    07/04/2020
    ver mais
  • ACP, Estados Unidos da América: Eficácia das máscaras cirúrgicas e de algodão no bloqueio da Covid-19?

    Divulgação de estudo publicado na Annals of Internal Medicine, métodos aplicados e conclusões quanto à (in)eficácia das máscaras cirúrgicas e de algodão para evitar a disseminação da COVID-19.

    06/04/2020
    ver mais
  • CNN, Estados Unidos da América: Cientistas ligados ao governo norte-americano acreditam que Coronavírus pode ser transmitido pela fala ou até mesmo pelo ato de respirar

    Embora a actual investigação seja limitada, os resultados dos estudos disponíveis são consistentes quanto à aerossolização do vírus da respiração normal.

    04/04/2020
    ver mais
  • CBC, Canadá: Centenas de profissionais da saúde mental oferecem terapia gratuita ao pessoal da linha de frente

    Em menos de uma semana, mais de 450 psicoterapeutas, psicólogos e assistentes sociais licenciados canadianos disponibilizaram-se para prestar sessões de terapia telefónica gratuitas aos profissionais de saúde na linha da frente da pandemia da COVID-19.

    26/03/2020
    ver mais
  • The Irish Times, Irlanda: COVID-19 na República da Irlanda

    Este artigo faz ponto de situação epidemiológico e aborda preocupações com o estado da saúde pública e da economia. Refere ainda uma nova medida anunciada: todos os estudantes de enfermagem serão pagos por trabalho pandémico, com contratos de trabalho.

    26/03/2020
    ver mais
  • The Guardian, Austrália: Unidade hospitalar forçada a interromper cirurgias, decorrente da escassez de equipamentos de proteção individual

    Existe actualmente uma pressão sem precedentes sobre o equipamento de protecção individual que o Governo Federal australiano está a tentar resolver, impulsionando a produção interna e dando prioridade de acesso aos mesmos.

    25/03/2020
    ver mais
  • CBC, Canadá: Enfermeiros preocupados com os planos de cuidados domiciliários e a residentes de instituições de cuidados de longa duração

    Debatem-se formas de desenvolver cuidados clínicos preventivos e eficazes nas unidades de cuidados de saúde de longo prazo, de forma a evitar transferências de doentes para os hospitais.

    24/03/2020
    ver mais
  • CTV News, Austrália: O encerramento de creches revelam-se problemáticos para os trabalhadores essenciais

    O enorme desafio que os profissionais de saúde atravessam na tentativa de obter respostas para o cuidado, acompanhamento e assistência dos seus filhos.

    23/03/2020
    ver mais
  • The Maitland Mercury, Austrália: Associação de Enfermeiros e Parteiras apela à contratação de mais 5.000 enfermeiros em plena pandemia COVID-19

    Cinco mil enfermeiros suplementares devem ser destacados para os hospitais NSW para apoiar um sistema de saúde que já rebenta pelas costuras, diz Associação de Enfermeiros e Parteiras.

    23/03/2020
    ver mais
  • ABC, Austrália: Instituições de cuidados a idosos proíbem visitantes devido à pandemia da COVID-19

    Vários centros de cuidados continuados a idosos na Nova Gales do Sul (Austrália) proibiram a entrada de visitantes devido à pandemia do Coronavírus, indo contra as directrizes do Governo Federal.

    19/03/2020
    ver mais
  • CBC, Canadá: Os trabalhadores do sector da saúde manifestam-se preocupados com a segurança em pleno surto da COVID-19

    Quatro sindicatos canadianos, representantes dos trabalhadores do sector da saúde, emitiram uma declaração conjunta, apelando a mais e melhores medidas de segurança. Entre as suas maiores preocupações estão o fornecimento de equipamento de protecção individual bem como a formação e o apoio.

    18/03/2020
    ver mais
  • Echo Live, Irlanda: Milhares de pessoas podem adoecer à medida que a crise da COVID-19 se agrava

    Este artigo aborda as preocupações inerentes à crise de saúde pública, com especial foco na urgência de obtenção de ventiladores bem como à subsequente crise económica, nomeadamente quanto a futuros cenários de desemprego.

    17/03/2020
    ver mais
  • Hindustan Times, Índia: Os rostos da linha da frente

    Relatos de enfermeiros que lidam directamente com pessoas infectadas com COVID-19 na Índia. Muitos deles receiam que a proximidade com casos suspeitos possa constituir um obstáculo na tarefa que enfrentam.

    17/03/2020
    ver mais
  • Green Left, Austrália: Cuidar das pessoas mais vulneráveis na crise COVID-19

    Reflexão australiana acerca do impacto e consequências da pandemia COVID-19. Reforça, entre outros, a necessidade de respostas eficazes dadas pelos governos numa estreita auscultação e colaboração com os profissionais de saúde.

    17/03/2020
    ver mais
  • Hondudiario, Honduras: Denúncia de falta de material de proteção individual

    Membro da Associação Nacional Hondurenha de Enfermeiros e Assistentes (ANEEAH) revelou preocupação por não estarem disponíveis materiais de protecção individual suficientes para enfrentar os casos crescentes de Coronavírus no país.

    16/03/2020
    ver mais
  • The Bullet, Canadá: A segurança não é negociável para ninguém, incluindo os trabalhadores do sector da saúde

    O sistema de saúde Canadiano está a exceder a sua capacidade. Este artigo foca o quão imperativo é que se protejam os trabalhadores do sector da saúde para que possam continuar a prestar cuidados seguros e eficazes.

    16/03/2020
    ver mais
O website do SEP utiliza cookies para criar uma experiência de utilização personalizada. Se continuar a navegar, consideramos que aceita essa utilização.
Ler Política de Cookies Aceito
Estamos a trabalhar na versão mobile do nosso website. Entretanto expanda o seu browser ou visite-nos através de um computador desktop. Contacte-nos através de sede@sep.org.pt